A realização de vários procedimentos químicos no cabelo pode gerar um grande problema, principalmente se a pessoa não tomar os devidos cuidados que são recomendados pelo profissional para efetuar a manutenção dos fios e do procedimento. O mais grave deles é o cabelo emborrachado ou elástico e infelizmente os cabelos tipo C e D estão mais suscetíveis ao problema.
O efeito emborrachado se caracteriza quando o fio acaba ficando franzido ao invés de voltar ao normal quando é puxado; ou ainda quando o fio acaba se quebrando apenas com uma passada da escova. Geralmente é causado por um corte químico ou ainda pela carência de vitaminas para o cabelo.
O problema não é realizar procedimentos químicos nos fios, mas sim achar que ele não precisa de cuidados após isso. Sem hidratações e nutrições, o fio acaba perdendo sua elasticidade e umidade natural. A seguir, veja o que fazer nessas situações.
Como recuperar os fios emborrachados?
O processo para ter o seu cabelo bonito e saudável de volta pode ser demorado, por isso você precise ter bastante paciência. Existe sim duas formas para resolver: a mais agressiva que é o corte e a menos agressiva, que é a reconstrução.
O único procedimento capaz de recuperar os cabelos elásticos ou emborrachados é a RECONSTRUÇÃO CAPILAR, feita a base keratina pura, juntamente com a ingestão de vitaminas.
Além disso, você também pode buscar ajuda de um profissional que entenda do assunto: ele poderá lhe indicar produtos ideais que irão ajudar no processo de recuperação.
Corte Químico
Um bom começo para quem quer se livrar dos fios emborrachados é cortar as pontas do cabelo, pois isso já contribuirá para deixar o cabelo com uma aparência mais bonita. Remova as pontas e todas as extremidades corroídas.
Mais uma vez, você deve procurar um profissional bom e que realmente só tire as pontas e as partes indesejadas por você.
Reconstruções capilares e hidratações
A reconstrução capilar tem como intuito ajudar o fio a repor toda a queratina perdida, por isso ela é extremamente indicada para quem está com o cabelo emborrachado.
Quem se encontra nessa situação deve realizar reconstruções capilares de 10 em 10 dias ou de 15 em 15 dias.
Essa periodicidade deve continuar por 2 meses e, depois, você deve diminuir a frequência conforme o cabelo for voltando ao normal. Em cabelos saudáveis, essa reconstrução deve ser feita a cada 15 ou 30 dias.
Fazer hidratações até duas vezes por semana também pode ajudar, principalmente a repor a umidade perdida. Os fios voltarão a ter sua umidade natural, o que gera mais vida e maciez.
Nada de procedimentos químicos por um tempo
Já que você está tentando recuperar o seu cabelo dos danos causados pela realização de procedimentos químicos em excesso, é fundamental ficar longe deles por um bom tempo.
Evite secadores e chapinhas
Sempre deixe o seu cabelo secar naturalmente, essa é a melhor forma deles voltarem ao normal. Se não conseguir evitar, é essencial que use protetor térmico e que o secador, por exemplo, fique a uma boa distância dos fios.